Fonte: https://sierramaringa.com.br/a-influencia-da-madeira-no-designer-de-um-ambiente/
Mais uma vez, a madeira aparece como protagonista dentre as principais tendências de projetos de arquitetura e decoração para 2023. Trazendo também o design biofílico, que é uma forma inovadora de reconectar as pessoas com o ambiente natural – trabalhando a atração inata do ser humano pela natureza, que seria o seu habitat primário – desenvolvendo locais mais saudáveis e produtivos para o bem-estar físico e mental.
Desta forma, os projetos de arquitetura são pensados com base na sustentabilidade, seja incluindo sistemas específicos de reaproveitamento de água, uso de placas solares, cultivo de jardins verticais, dentre outras ações.Sendo comumente conhecida pela sua característica térmica, a madeira reflete e absorve o calor na medida ideal, mantendo sempre uma temperatura agradável ao toque, além de ajudar a absorver sons e melhorar a acústica do ambiente. Por esses e outros motivos, ela acaba sendo um dos materiais mais utilizados para trazer a sensação de conforto e aconchego ao espaço, sem nunca sair de moda. O uso da madeira vai além de uma tendência, que teria uma predisposição a ser passageira e ficar ultrapassada, ela é considerada um material mais do que consolidado no mundo da arquitetura e da decoração, ela é um clássico atemporal.
Ao longo da história a madeira sempre foi associada à sofisticação e à nobreza, além da alta durabilidade e versátil. Afinal, ela pode ser utilizada em paredes, tetos, fachadas, móveis, decks, pergolados, painéis, entre outras infinidades de opções cheias de estilo. Com um visual mais rústico, a madeira possui a capacidade de nos aproximar da natureza, movimento que faz parte da crescente valorização do meio ambiente pelo homem. Um retorno à simplicidade estética e ao estilo de vida minimalista, que visa mais liberdade, leveza e responsabilidade sustentável no uso dos recursos naturais. O uso da madeira na decoração reconecta o homem com a natureza, indo na contramão de um mundo cada vez mais agitado e artificial, despertando empiricamente a sensação de calma, harmonia e relaxamento, que muitas vezes a correria do dia a dia e a constante exposição a informações nos rouba.
Leia também: Sierra lança produtos desenvolvidos a partir de madeira extraída de reflorestamento e de manejo sustentável.
Hiperlink: https://www.sierra.com.br/meio-ambiente
Além de remeter às árvores e ao meio ambiente com um tom mais quente, a madeira é um material atrativo por permitir a combinação com diversas cores, texturas e matérias, de forma equilibrada e harmônica .Um exemplo é a combinação de madeira com mármore, que está em alta nos projetos de designers de interiores pelo contraste de tonalidades.
Os artigos produzidos pela Sierra possuem um design único, e a Linha Legado não é diferente. Os móveis em madeira são produzidos com madeira 100% maciça, extraída de reflorestamento ou de manejo sustentável, com padrões internacionais de secagem. Cheia de personalidade, com um estilo contemporâneo, a coleção faz uma releitura de obras que fazem parte da história da marca.
A linha entrega o charme e o requinte da madeira com traços leves e um visual minimalista. Possibilitando uma vasta versatilidade para criação de ambientes modernos que exalam sofisticação e luxo, com acabamentos nobres como o couro e o veludo. Além disso, a coleção trabalha com formas geométricas, trazendo um toque de dinamismo, criatividade, elegância e futurismo.
Comentários